Uma excelente alternativa para quem está querendo ter mais áreas verdes em casa, mas mora em apartamento, é construir um jardim suspenso. Eles são, basicamente, jardins verticais que trazem mais cor e vida aos ambientes.
Podem decorar cantinhos ou paredes inteiras, transformando-se em verdadeiros refúgios naturais em meio aos espaços mais urbanos. Além de tornar os ambientes mais limpos e leves, a beleza proporcionada por essa decoração pode ser surpreendente! E não são, necessariamente, sinônimo de trabalho extra.
A escolha das plantas corretas é a grande aliada de quem escolhe criar seu próprio jardim suspenso, mas isso é assunto para outro momento. Por ora, separamos 3 dicas para te ajudar a montar seu próprio jardim vertical no seu apartamento!
Confira:
São opções mais econômicas e versáteis, pois existem inúmeros modelos disponíveis no mercado e cada uma delas ajudam a criar um espaço único e exclusivo do seu lar. O efeito criado é mais simples e uma boa pedida pode ser fazer combinações de jarros e outras decorações, tornando o visual divertido e dinâmico.
Mas, caso prefira algo mais sóbrio, estabeleça uma paleta de cores ou até mesmo uma cor única. Você pode optar por um padrão reto ou intercalar prateleiras diferentes e posições diferentes. A criatividade é o limite!
Escadas, por exemplo, são excelentes opções para reaproveitamento. Cada degrau se torna uma prateleira e torna o jardim vertical praticamente portátil, pois é possível variar a localização da escada dentro do imóvel sem grande esforço.
É uma opção que combina com salas, quartos e varandas, mas que também pode ser usada em outros espaços. O adicional é a possibilidade de brincar com composições inusitadas e reaproveitar peças que não teriam mais uso em suas funções originárias.
Essas técnicas de suspensão de jardins são interessantes para tornar o visual mais rústico. O resultado aparenta bastante casualidade, o que dá um charme extra ao projeto. Além disso, essa é uma opção bastante discreta, pois o uso de grades praticamente as camufla em meio às folhagens.
Mas, lembre-se: os vasos em que as plantas ficaram devem ter ganchos que possibilitem afixá-los na estrutura criada, o que economiza espaço e confere um ar mais minimalista ao jardim suspenso. Se esse for o objetivo, opte pela uniformidade dos vasos e pela escolha de plantas mais folhosas e menos floridas.
2024 © Gênesis Empreendimentos - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital