Blog

A Região Serrana do Estado do Rio

Planejar um momento de lazer pode ser um respiro muito bem-vindo em uma semana atribulada. E essa é, na verdade, uma das melhores razões para viver na Região Serrana do Rio, ou nas proximidades. Isso porque são inúmeras as opções de passeios em todos os lugares!

A escolha do destino em si depende mais dos seus interesses e de suas motivações para viajar do que de qualquer outra coisa. Mas, verdade seja dita, um ponto muito forte da região é o Ecoturismo!

Essa modalidade de turismo envolve tanto o contato com a natureza quanto as reflexões sobre educação e conservação ambiental. É uma ótima pedida para quem quer renovar as energias e desfrutar de passeios calmos.

O descanso mental necessário depois de muito tempo na correria urbana.

E o mais legal é que os principais destinos oferecem opções para quem quer um passeio divertido em família ou uma aventura empolgante à dois!

 

Separamos alguns destinos turísticos e as principais opções de lazer em cada um deles. Confira:

 

1.     Nova Friburgo

Com seu charme suíço, a cidade é conhecida pelas práticas de esportes mais radicais, como mountain bike, off-road, rafting e trekking! Muita adrenalina para quem gosta de viver com emoção, mas se essa não é a sua praia: pode ficar tranquilo! Friburgo oferece também lindos parques ecológicos, cachoeiras e centros de artesanatos!

Se for visitar, não deixe de conhecer o Cão Sentado, um dos cartões postais da região! Outras paradas obrigatórias são:

  • Teleférico e Praça do Suspiro
  • Parque Estadual dos Três Picos
  • Bairro Olaria e Ponte da Saudade
  • Praça Getúlio Vargas

 

2.     Teresópolis

A beleza natural é o grande destaque desse destino! Com excelentes opções de gastronomia, como restaurantes tradicionais ou diferenciados. Outro ponto forte da cidade são as pousadas charmosas, que são ótimas opções de hospedagem para quem quer desfrutar de aventuras durante o dia e ter uma acomodação confortável para descansar a noite.

Já as trilhas estão espalhadas pelo município. O Parque Nacional concentra várias, mas outras que atraem muitas pessoas são a Trilha do Elefante e a Trilha da Tartaruga.

Se for visitar a cidade, não deixe de conhecer a Feirarte, um dos maiores comércios de artesanato a céu aberto do Brasil!

 

3.     Petrópolis

Esta é a famosa Cidade Imperial, local em que a família real portuguesa passava grande parte do ano, principalmente para fugir das altas temperaturas do Rio de Janeiro. A cidade, portanto, é famosa por seus museus, como o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, mas há muitos passeios na natureza também.

O Circuito das Bromélias é uma trilha leve no Parnaso, e ainda conta com algumas opções de mergulho! Mas caso seu interesse seja em desafios maiores, uma excelente opção é a Travessia Petrópolis x Teresópolis, são 30 km de caminhada divididos em 3 dias! Mas também é uma opção fazer a caminha apenas até o Morro Açú, o pico mais alto de Petrópolis.

Compartilhe:

2024 © Gênesis Empreendimentos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital