Blog

5 dicas de decoração para valorizar a sua sala

Independentemente do tamanho do projeto do seu imóvel, um bom planejamento é fundamental para tornar o espaço aconchegante e mais a sua cara. Só que é muito comum estar com o orçamento pequeno quando chega a hora de decorar os cômodos, afinal, ainda que você tenha acesso a condições especiais, há um considerável gasto com a documentação e a mudança.

É preciso, primeiramente, estabelecer prioridades, mas existem formas bastante eficientes de conseguir expressar sua personalidade com um investimento que cabe no seu bolso. Um dos primeiros cômodos a ser planejado normalmente é a sala, pois é justamente nesse espaço que você recebe convidados e também no qual convive com os outros integrantes da sua família.

A Gênesis preparou algumas dicas que podem te ajudar a compor elementos decorativos que tornem o espaço visualmente mais interessante e acolhedor possível. Confira:

 

1.    Anote todas as medidas

Essa é uma dica fundamental para conquistar aquela decoração que parece ter sido feita para o seu espaço. Móveis grandes – ou pequenos – demais deixam um aspecto de improvisados no cômodo, o que é a receita certa para tirar a sofisticação da decoração.

Mas há outro detalhe prático: saber as medidas exatas evita a dor de cabeça de comprar móveis errados e precisar trocá-los.

 

2.    Minimalismo

Essa tendência de decoração escandinava não precisa ser um referencial no estilo da casa para servir como inspiração. O estilo de vida minimalista tem uma característica que pode, e deve, ser incorporada na casa dos que prezam pela sofisticação e conforto. Um ambiente com muita informação de estilo, estampas e objetos funciona como um estimulante para as atividades cerebrais.

Isso significa que uma decoração maximalista tem um grande potencial de distração para a mente humana, que não sabe lidar bem com o excesso de informações.

Para um ambiente mais aconchegante, mantenha simples!

 

3.    Defina as cores

Existe um campo de estudo chamado Psicologia das Cores. Basicamente o objeto de estudo é o impacto que as cores têm na percepção humana, afinal, um dos sentidos mais bem desenvolvidos pela nossa espécie é a visão.

E pouca gente sabe disso: cores também comunicam! Um espaço estimulante pede uma paleta de cores, enquanto um espaço relaxante pede outra. Entenda o tipo de ambiente que quer criar e, a partir disso, defina quais cores fazem mais sentido para o seu espaço.

Mas, lembre-se: mantenha simples! Cores muito marcadas podem ser enjoativas e pouco versáteis, talvez seja interessante escolher uma cor base neutra para móveis e paredes, deixando as cores para os toques finais!

 

4.    Entenda o seu espaço

Se o espaço disponível for pequeno, existem várias dicas que podem transmitir a sensação de amplitude. O primeiro detalhe a considerar é que as cores claras tem um papel importante nessa sensação. Manter o piso, as paredes e os móveis principais em tons claros faz toda a diferença.

Móveis planejados também são uma excelente pedida para esse tipo de cômodo, mas, caso estejam fora do seu orçamento, tenha em mente que móveis com pouca profundidade também cumprem bem esse papel.

 

5.    Evite fechar corredores ou espaços de circulação

Manter um layout aberto funciona como uma ilusão de ótica: a ausência de obstáculos entre um ponto A e um ponto B, por mais que seja uma forma de aproximar as distâncias, tem um importante papel estético: alonga o ambiente.

Aumentar a funcionalidade dos cômodos é a parte mais importante para garantir um bom aproveitamento de todo o espaço disponível, o que garante uma melhor acomodação dos objetos utilizados.

Compartilhe:

2024 © Gênesis Empreendimentos - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital